Torna o teu Windows 10 mais rápido

Torna o teu Windows 10 mais rápido

Acabaste de instalar o Windows 10 e o teu computador demora imenso tempo a arrancar?

Se o teu computador com o Windows 10 está com problemas em funcionar com velocidade, lembra-te que não estás sozinho!

Posso ajudar-te com algumas dicas para acelerares o teu sistema.

 

Desligar programas desnecessários no Arranque

Esta primeira dica parece muito óbvia, mas quantos mais programas se tem a arrancar quando ligas o computador, mais tempo vai demorar. Podes acelerar o arranque do teu computador desligando programas desnecessários do arranque.

Continuas a puder utilizar esses programas quando quiseres quando ligares o computador, a única diferença é que não vão arrancar automaticamente.

Para desabilitares esses programas do arranque, basta abrires o Gestor de Tarefas (CTRL + ALT + Delete) ou basta clicar com o botão direito em cima da barra. Aparece-te um menu e basta escolheres Gestor de Tarefas (Task Manager se tiveres uma versão inglesa do Windows) para veres os programas, serviços, processos que estão actualmente a correr no teu computador.

Por defeito vai-te aparecer na vista normal, basta escolheres Mais detalhes para veres todos os detalhes.

De seguida escolhes a aba Arranque, aí vais ver os programas que arrancam automaticamente com o sistema operativo. Basta clicares com o botão direito em cima do programa que pretendes e escolher desabilitar.

Desabilita tudo o que achares desnecessário, mas deixa o teu antivírus a arrancar automaticamente!

Bem podes dizer – E agora pá? O que normalmente recomendo desabilitar no arranque automático são os seguintes programas:

  • Google Chrome
  • Adobe Reader
  • Skype
  • iTunes

Embora tudo dependa dos programas que utilizas.

 

Liga o Fast Startup

O Windows 10 traz um truque chamado “Fast Startup”. Quando desligas o teu computador, esta funcionalidade guarda a tua informação de sistema num ficheiro temporário e quando ligas novamente o computador ele carrega a informação desse ficheiro, em vez de arrancar do zero.

Por isso esta função vai ajudar-te a que o teu computador arranque mais rapidamente, e podes activá-la da seguinte forma.

Abre a janela Opções de Energia, para tal basta ires a Painel de Controle -> Sistema e Segurança -> Opções de Energia ou através Configurações -> Sistema -> Ligar e Hibernar e escolher Definições adicionais de energia.

Nessa janela do lado esquerdo vais ter uma opção Escolhe o que faz o botão de energia e abaixo das definições de desligar deves ver uma opção de Ligar o Turn Fast (Recomendado) escolhe esta opção e faz Guardar.

Espero que consigas melhorar o teu computador com estas dicas!

 

Junta-te e torna-te um cusco!
Se gostaste deste artigo segue-nos no Facebook, Google+ e Twitter e não te esqueças de partilhar este artigo!
Subscreve a newsletter para receberes novidades em 1ª mão por email.

Deixa o comentário com o Facebook

comments

Deixa o teu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *