O que tens na nuvem?

Com os acontecimentos recentes na iCloud, sobre a falha de segurança que deu possibilidade a um hacker para aceder a fotografias e vídeos de várias personalidades, o que fizeram para proteger as vossas contas?

Com todas as noticias na televisão, espalhadas pela Internet e nos jornais sobre o escândalo da disponibilização de fotografias privadas de personalidades públicas que estariam alojadas na iCloud, muitas pessoas interrogam-se se o alojamento na nuvem / cloud é realmente seguro.

Pois bem tudo o que é colocado na Internet não está 100% seguro!

Resumidamente quando criamos uma conta num serviço de alojamento gratuito ou pago, por muito segura que seja a infraestrutura, existem sempre riscos que associados à criação de palavras-chave fracas estamos a correr risco de perder o acesso ou vermos os dados guardados disponibilizados ou mesmo roubados por alguém.

Conceito da nuvem

Para quem não conhece a “nuvem” não é nada mais que o conceito de computação aplicado na mesma, ou seja utiliza-se a memória, armazenamento e processadores de vários servidores interligados e compartilhados através da Internet utilizando o conceito de computação em grelha ou seja dividir uma tarefa por várias máquinas alcançando assim uma alta taxa de processamento tornando assim a resolução da mesma muita rápida.

Existem cada vez mais serviços na Internet que disponibilizam alojamento na nuvem, entre os quais recomendo os seguintes.

Serviços de alojamento na Nuvem

  • Google Drive – Serviço gratuito associado à conta de email no Gmail
  • Dropbox – Serviço gratuito
  • Onedrive – Serviço gratuito da Microsoft associado a uma conta de email da Hotmail
  • Meo Cloud – Serviço gratuito da Meo
  • Amazon Cloud drive – Serviço gratuito da Amazon
  • Box – Serviço gratuito
  • iCloud – Serviço gratuito para quem tem aparelhos Apple ou um Apple ID
Nota: Todos os serviços acima indicados têm um plano gratuito com uma quantidade de alojamento, no entanto também disponibilizam mais espaço mas sendo pago.

Por último com todo este alarido, possivelmente vão existir muitos que vão ver com outros olhos ou pensar duas vezes em colocar na nuvem os vossos documentos. Mas devo alertar que caso os coloquem num dispositivo de armazenamento local, a pensarem que já não têm problema, enganam-se pois qualquer dispositivo que se ligue à Internet corremos o risco que nos “roubarem” os dados existentes.

A recomendação que damos é que devem criar sempre palavras chave que incluam letras maiúsculas, minúsculas, símbolos e números  (por exemplo !”#$%&12346asdFGH) em qualquer conta que criem para email, em sites,etc.

Deixem a vossa opinião
O que tens na nuvem? Deixem um comentário com as vossas dúvidas ou sugestões sobre este tema.

 

Deixa o comentário com o Facebook

Comentários

Deixa o teu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *