O fim do Windows XP?

A Microsoft anunciou o fim do suporte para o sistema operativo  que muitos utilizaram ou utilizam hoje em dia. Trata-se do Windows XP que tantas alegrias e dissabores deu aos seus fãs e utilizadores.

O início do Windows eXPerience

O Windows XP foi apresentado ao Mundo em 2001 e que após 5 anos existiam 400 milhões de cópias vendidas.

Englobado na família de sistemas operativos criados pela Microsoft direccionado para os computadores domésticos, empresariais e media centers e isto sendo o sucessor do Windows 2000 e do Windows Me e tornando -se o primeiro sistema operacional construído em nova arquitectura e núcleo(Windows NT 5.1) para consumidores.

Do que se trata o fim do Windows XP

Durante 12 anos recebemos suporte tanto em hardware como software para computadores que tivessem o sistema operativo que tão bem conhecemos, neste momento a Microsoft informou que chegou a altura para direccionarem em conjunto com os seus parceiros todos os seus esforços para o suporte das novas tecnologias.

No dia 8 de Abril de 2014 o suporte técnico ao Windows XP vai deixar de estar disponível e esta medida da Microsoft engloba os seguintes pontos.

  • A assistência técnica deixará de estar disponível o que inclui as actualizações automáticas para correcção de falhas de segurança deixarão de ser disponibilizadas.
  • Deixará também de disponibilizar o download do Microsoft Security Essentials para Windows XP (caso já o tenha instalado ele funcionará, no entanto não irá receber mais actualizações de protecção para malaware).

Claro que se quiserem podem continuar a utilizar o Windows XP, no entanto sem o suporte o sistema estará vulnerável a ameaças de segurança e vírus e também os fornecedores de hardware e software vão direccionar o suporte para sistemas mais recentes.

Por último cada vez mais irão existir cada vez mais programas que deixarão de funcionar correctamente.

Alternativas ao XP

As alternativas que as empresas e utilizadores domésticos indicaram que seria uma das escolhas para substituir o Windows XP:

  • 37% continuarão a utilizar mesmo sem suporte.
  • 38% indicaram que irão actualizar para Windows 7.
  • 5% irão actualizar para o Windows 8 / 8.1.
  • 11% consideram uma alternativa bastante válida utilizar Linux.

Para analisarem que alternativa vão escolher para colocar no vosso computador, devem consultar o links abaixo.

  1. Windows 7
  2. Windows 8
  3. Linux (recomendo Ubuntu)

Podem estar a pensar no que isto vos afecta pois têm outro sistema operativo, pois bem existem bastantes infra estruturas e aplicações que funcionam com o Windows XP, como por exemplo sabiam que o Multibanco funciona com este sistema operativo?

Deixem a vossa opinião
O que acharam deste artigo? Deixem um comentário com as vossas dúvidas ou sugestões sobre este tema.

Deixa o comentário com o Facebook

Comentários

1 Comentário

Deixa o teu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *