Como funcionam os Bitcoins?

O que é um Bitcoin? Esta foi a pergunta que me fizeram por email e neste artigo vou tentar explicar o que são e como funcionam os Bitcoins.

O Bitcoin resumidamente é uma moeda virtual que é independente do controlo de qualquer entidade central ou seja é criada e gerida pelos próprios utilizadores.

Como apareceu o Bitcoin

Em 2008 surgiu na Internet a primeira informação sobre o sistema bitcoin que tinha sido criado por um programador que utilizava o pseudónimo “Satoshi Nakamoto” que o apelidou como sistema electrónico de pagamento de P2P ou seja peer to peer.

Assim deixa de existir a necessidade de utilizar um sistema bancário como intermediário para utilizar e transferir bitcoins.

Como funciona o Bitcoin

O que mantém o bitcoin a funcionar são os “mineiros” que têm computadores ligados à rede e que com um programa especifico que compete com outros na rede para resolver em primeiro lugar problemas matemáticos extremamente difíceis de solucionar. Quando o resolvem recebem uma quantidade de bitcoins.

No inicio cada bloco rendia 50 moedas, quando se chega aos 210 mil blocos “minerados” a recompensa baixa para metade que consequentemente irá baixando até a 2140 onde deixará de ser possível criar mais bitcoins.

Estes problemas para resolver acontecem a cada 10 minutos, onde a dificuldade dos mesmos vai aumentando com o avançar do tempo ligado. Na criação do programa foi definido um limite máximo para a quantidade disponível de bitcoins de 21 milhões de unidades.

Como podem ter Bitcoins

Em primeiro lugar necessitam de ter uma carteira de bitcoins, que podem criar de duas formas:

1. Criar uma carteira nos seguintes sites, no entanto está a confiar a segurança da mesma a esses sites.

Coinbase – Empresa fundada em 2012 para criação de carteiras de Bitcoins

BlockChain – Empresa fundada em 2011 por um programador de Inglaterra.

2. Podem tornarem-se “mineiros” para criar uma carteira gerida por vocês próprios e para tal basta fazer o download do programa oficial e instalar num computador com um sistema operativo seja ele Windows, Macintosh ou Linux.

Aconselho que visitem o Bitcoin Mining e conheçam melhor como ganhar e vender os vossos bitcoins!

3. Criar uma carteira e comprar ou receber como pagamento de serviços prestados ou caso tenham seguido o meu conselho no artigo onde explico como vender produtos no Facebook e tenham uma loja online.

 Resumidamente esta é considerada uma das melhores formas de realizar e receber pagamentos sem a utilização de intermediários das entidades bancárias e que é considerada segura.

Deixem a vossa opinião
O que acharam deste artigo? Deixem um comentário com as vossas dúvidas ou sugestões sobre este tema.

Deixa o comentário com o Facebook

Comentários

Deixa o teu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *