Alternativas ao Windows XP?

Tenho reparado nos sites e forums que consulto regularmente, que existem alguns utilizadores que fazem a seguinte pergunta “quais são as alternativas ao Windows XP que poderei utilizar” e aqui vou dar-vos a conhecer algumas alternativas.


Na próxima Terça-feira é um dia negro para qualquer utilizador que tenha tido um Windows XP, pois este sistema operativo marcou muitos da melhor e pior forma, que deu tantas alegrias e tristezas  e que a  8 de Abril de 2014 a Microsoft vai deixar de dar suporte como falei no meu artigo “O fim do Windows XP?” onde podem conhecer mais alguns detalhes.

Neste momento segundo a página dedicada a este tema da Microsoft podemos realizar uma migração dos nossos documentos e programas para o Windows 7 ou 8. No entanto existem outras alternativas para utilizar no computador um sistema operativo que não seja da Microsoft.

Pode utilizar um sistema operativo Linux, onde existem muitas variantes baseadas neste, tais como as minhas favoritas:

Ubuntu

Trata-se de um sistema operativo de código aberto ou seja gratuito para qualquer pessoa ou empresa utilizar, com um núcleo linux e baseado em Debian. Por ano sao lançadas 2 versões e a cada lançamento conta com 9 meses de suporte.

Fácil de utilizar e intuitivo, no entanto a um utilizar de Microsoft vai parecer tudo diferente na primeira semana pois segundo os seguidores deste, após isso não se quer utilizar outro sistema operativo.

Site Oficial: Ubuntu

Linux Mint

Trata-se de outro sistema operativo de código aberto que após a instalação está pronto a utilizar. Tem um uma versão que por norma as novas versões são lançadas após os lançamentos da Ubuntu onde tem a sua base e tem uma outra baseada em Debian onde a suas actualizações é realizada através de actualização de pacotes, no entanto eles recomendam uma instalação “limpa”.

Site Oficial: Linux Mint

Esta altura também pode ser a ideal para comprarem um computador novo e quem sabe optar por o outro lado da força 🙂 .

Apple

A grande rival da Microsoft que é baseada num kernel Linux do qual é proprietária e assim sendo considerado um sistema operativo com alguns componentes de código aberto. A ultima actualização de versão que foi lançada chama-se Mavericks que por certo vai maravilhar qualquer novo e antigo utilizador com habitual.

Site Oicial: Apple – OS X Mavericks

E vocês utilizam o Windows XP? Vão instalar um sistema operativo da Microsoft ou vão utilizar uma alternativa?

Sabiam que existe um outro programa da Microsoft que tanto nos acompanhou e agora também ficará sem suporte?

Pois bem trata-se do Office 2003!

Deixem a vossa opinião
O que acharam deste artigo? Deixem um comentário com as vossas dúvidas ou sugestões sobre este tema.

 

Deixa o comentário com o Facebook

comments

1 Comentário

Deixa o teu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *